A partir da próxima segunda-feira (20), os trabalhos da operação “Cata-Treco”, realizada pela Prefeitura de Marília, vão prosseguir nos bairros Aniz Badra e Jânio Quadros, na região Norte da cidade. O atendimento passará pelas ruas dessas localidades até o dia 1º de fevereiro.
De acordo com a administração municipal, essa ação faz parte do programa “Todos Contra Dengue” e tem como objetivo promover a coleta de materiais inservíveis que possam servir de proliferação para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Segundo os organizadores da operação, até o último dia 15, foram recolhidos cerca de três toneladas de produtos que foram descartados pelos moradores.
“Começamos pela região Leste, que tem bastante casos de dengue. Depois, já vamos avançar para outras áreas do município. É um compromisso que assumimos, de cuidar do bem-estar das pessoas e também da nossa cidade”, destaca o prefeito Vinicius Camarinha. Hoje (17) e amanhã (18), caminhões ainda vão passar pelos bairros da região Leste, das 8h às 16h nesta sexta-feira, e das 8h às 11h no sábado.
Conforme orientações divulgadas pelo Executivo, a população pode descartar móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, telhas, vasos e outros materiais inservíveis. Não haverá coleta de lixo orgânico e óleo de cozinha. Já o recolhimento do lixo seletivo é feito pelo caminhão especializado para essa finalidade. “É preciso que haja uma ação conjunta entre a prefeitura e a população. A infestação da dengue está muito grave em todo o Estado e também em outras regiões do país. Vamos trabalhar para conscientizar a população mariliense, evitando, assim, riscos de água parada e a proliferação da doença”, comenta a secretária da Saúde, Paloma Libânio.