A Rede Municipal de Ensino de Marília inicia, nesta semana, o ano letivo de 2026 para aproximadamente 19 mil alunos. A rede é composta por 65 escolas, sendo 21 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 44 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), além das duas escolas parceiras Lar da Criança e Amélie Boudet.
Do total de estudantes, cerca de 10 mil estão matriculados nas Emeis e 9 mil nas Emefs. O início das aulas ocorre nos dias 5, 6, 9 e 10 de fevereiro, conforme o cronograma da Secretaria Municipal da Educação.
Na Educação Infantil, o retorno acontece de forma escalonada. O Nível I (bebês) e o Infantil II (crianças de 5 anos) iniciam as aulas no dia 5 de fevereiro. Já o Nível II (crianças de 1 ano), o Maternal I (crianças de 2 anos) e o Infantil I (crianças de 4 anos) começam no dia 6. As turmas do Maternal II (crianças de 3 anos) retornam no dia 10 de fevereiro. As turmas de Infantil I e II fazem parte da escolarização obrigatória.
Nas Emefs, as aulas têm início nesta quinta-feira (5) para os alunos do 3º, 4º e 5º anos. Já os estudantes do 1º e 2º anos retornam às salas de aula na próxima segunda-feira (9).
De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, nos primeiros dias da Educação Infantil são adotados horários especiais, dentro do chamado período de inserção. “Esse período acontece em razão da idade e da necessidade de adaptação das crianças ao ambiente escolar. Os pais devem ficar atentos aos horários, que serão informados pela própria escola. Em caso de dúvidas, é importante entrar em contato diretamente com a unidade”, orienta.
A Secretaria Municipal da Educação informa ainda que os uniformes e materiais escolares serão entregues diretamente nas escolas, com previsão de distribuição até o início do mês de março.