domingo, 23
de
março
de
2025
🌧️ 20°C

Chuva causa estragos, derruba muro, árvores e residências são interditadas

As fortes chuvas que atingem Marília desde o fim da tarde da última quarta-feira (22) têm deixado um rastro de estragos, além de prejudicarem o fornecimento de energia elétrica em vários bairros. Nesta quinta-feira, as chuvas ocorreram durante quase todo o dia e a previsão para os próximos dias é de bastante água para Marília e região, segundo a Defesa Civil do Estado.


Dados fornecidos na manhã desta quinta pela Defesa Civil do município revelam que cinco residências localizadas na região sul, no bairro Nova Marília 3, precisaram ser interditadas. Vistoria da engenharia da Secretaria de Planejamento Urbano foi realizada, constatando perigo para os moradores após a queda de um muro de arrimo. Felizmente, não houve vítimas e as famílias foram encaminhadas para residências de familiares e amigos. Até o fechamento desta matéria, outros dois imóveis eram avaliados.


Nesta quinta-feira, o muro de uma escola municipal no bairro Monte Castelo caiu e várias ruas e avenidas ficaram alagadas. Segundo o município, em um curto período de tempo, na quarta-feira, choveu 30 milímetros. Ontem (23), o monitoramento do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), das 14h, já mostrava quase 50 milímetros de chuva. Previsão do Estado é que até amanhã, dia 25, precipitações cheguem a 120 milímetros.

Chuva em Marília causou estragos em estabelecimentos e residências. Foto: Divulgação/ Defesa Civil


O município destaca que montou plano de ação e as medidas de contingência. Neste plano, foram mapeadas as áreas de risco e Defesa Civil tem avaliado as características dos pontos.

Bombeiros registram mais de 20 quedas de árvores

De acordo com o levantamento do Corpo de Bombeiros, até as 21h do dia 22, tinham sido registrados quedas de árvores e de fios de energia por toda cidade, destelhamento no bairro Alto Cafezal e o desabamento de muro no Nova Marília. Apenas de ocorrências de quedas de árvores foram mais de 20.


Estabelecimentos comerciais ficaram sem fornecimento de energia elétrica e tiveram que fechar mais cedo do que o horário normal. A falta de luz também causou o desligamento de semáforos em diversos pontos da cidade. Felizmente, não houve ocorrências com vítimas e acidentes de trânsito em razão da chuva.


A Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado ontem informando sobre a previsão meteorológica entre esta quinta (23) e sábado (25) para a região de Marília. Segundo o órgão, há expectativa de fortes chuvas e rajadas de vento no período, incluindo a passagem de uma frente fria e queda de granizo. O volume de chuva pode registrar acumulado de até 175 milímetros e as rajadas de vento atingirem de 40 a 80 km/h.

Leia também