O Citap (Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista) realizou, nesta semana, um evento para apresentar o novo edital da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), voltado ao financiamento de projetos de inovação tecnológica nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).
A iniciativa abre novas possibilidades para docentes, pesquisadores e alunos da Fatec Pompeia, especialmente após o recente credenciamento do Citap na rede de incubadoras oficiais da Fapesp. O encontro reuniu docentes, pesquisadores e estudantes da instituição e também apresentou a estratégia de apoio do centro para a elaboração de propostas ao edital.
A chamada pública prevê investimento total de R$ 20 milhões para apoiar até 250 projetos coordenados por docentes das Fatecs vinculadas ao Centro Paula Souza. Cada proposta aprovada poderá receber até R$ 50 mil em recursos de custeio, além da concessão de duas Bolsas de Iniciação Tecnológica. Ao todo, até 500 estudantes de graduação poderão participar de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Segundo a professora doutora Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin, as propostas podem contemplar qualquer área do conhecimento relacionada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. Os projetos devem ser conduzidos por docentes com vínculo empregatício com o Centro Paula Souza, titulação mínima de mestre e experiência comprovada na área da proposta.
“As pesquisas e o desenvolvimento tecnológicos serão desenvolvidos em nossos laboratórios e no Citap, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, demandas do setor produtivo e um ambiente de inovação de referência no país”, afirmou Marisa.
O coordenador do Citap, Denis Sakuma, destacou que a Fatec Pompeia reúne condições favoráveis para a participação na chamada, por já desenvolver projetos de pesquisa e inovação em parceria com empresas e estar inserida no ecossistema de inovação e educação da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
“A integração entre ensino, pesquisa e interação com o setor produtivo amplia as possibilidades de que docentes e estudantes transformem conhecimento em soluções tecnológicas com potencial de impacto econômico e social”, explicou Denis.
Para o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, o edital chega em um momento oportuno para a região. Segundo ele, o credenciamento do Citap na rede de incubadoras da Fapesp fortalece o ambiente de inovação na Alta Paulista e amplia a participação de estudantes da Fatec Pompeia em pesquisas aplicadas.
As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo SAGe (Sistema de Apoio à Gestão) da Fapesp até 13 de julho de 2026. Os resultados serão divulgados a partir de 17 de agosto, e o início dos projetos está previsto para 1º de setembro de 2026.