Cobertura vacinal contra a dengue atinge apenas 3,91% em Marília

Dose da vacina contra a dengue que está disponível nos postos de saúde da cidade. Foto: Assessoria de Imprensa

A vacinação contra a dengue em Marília teve início no último dia 8 e até agora foram aplicadas 537 doses nos postos de saúde, informou ao O DIA a assessoria de imprensa da prefeitura. Esse total representa uma cobertura vacinal de 3,91% do público de 10 a 14 anos, calculado em 13,7 mil e que é prioridade nesta etapa da campanha.

O Ministério da Saúde anunciou 13,9 mil doses do imunizante Qdenga para Marília em portaria no fim de abril. Município, antes do início da vacinação, destacou que a primeira remessa seria de 3.498 doses, entretanto a assessoria de imprensa da prefeitura informou nesta sexta-feira que foram recebidas apenas mil, do primeiro lote. O esquema de vacinação é compreendido de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.

A vacinação continua em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, inclusive nas áreas rurais, das 7h às 17h. A UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, na região Sul, estende o expediente até as 22h.

A Secretaria da Saúde alerta que após infecção pelo vírus da dengue é preciso aguardar seis meses para o início da vacinação. “Nos casos de infecção por dengue após a vacinação com a primeira dose, é recomendado manter o esquema desde que a segunda não seja realizada com período inferior a 30 dias do início da doença. Em caso de infecção por outra arbovirose, indica-se um intervalo de 30 dias, a partir do surgimento dos sintomas, para início da vacinação.”

CASOS /Último boletim da Vigilância Epidemiológica dos agravos de notificação compulsória, da 19ª semana epidemiológica do ano, informa 6.929 casos de dengue em Marília. Este ano, 12 pessoas já morreram em decorrência de complicações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da chikungunya e zika. Em relação à 18ª semana epidemiológica, são mais 394 confirmações.

Leia também