domingo, 28
de
junho
de
2026
🌞 16°C

Com 18,8% da população acima de 60 anos, Marília debate proteção ao idoso em audiência

Foto: Wilson Ruiz

Audiência pública proposta pelo presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), vai debater a proteção da pessoa idosa no próximo dia 30, a partir das 9h, no Plenário. Representantes do poder público municipal, especialistas na área, entidades ligadas aos idosos, organizações da sociedade civil e universidades, além da população em geral, estão convidados a participar do encontro que visa fortalecer a articulação entre os diversos setores que integram a rede de proteção e cuidado na cidade.

De acordo com Danilo da Saúde, a audiência abre espaço para o diálogo e também à construção de propostas para o enfrentamento à violência e à garantia de direitos dos idosos. “A audiência será importante para compartilharmos experiências, discutirmos os desafios e construirmos propostas que contribuam para a promoção da dignidade, do respeito e da proteção à pessoa idosa. É fundamental que o problema da violência contra os idosos seja discutido, que o silêncio seja rompido, e que a rede de proteção esteja articulada. Só assim conseguiremos implantar políticas públicas que assegurem um envelhecimento digno e seguro”.

Marília, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conta com uma população com 60 anos ou mais de 44,8 mil, ou seja, 18,8% do total, uma parcela significativa e que supera a média nacional. Neste mês, quando é lembrado o “Junho Violeta”, campanha de conscientização contra todas as formas de violência e abandono da pessoa idosa, o debate que a audiência pública fomenta, de acordo com o presidente da Casa de Leis, ganha ainda mais relevância e dá maior visibilidade ao tema.

“O prefeito Vinicius [Camarinha] trata os idosos como prioridade e tem ampliado a proteção a eles com serviços disponibilizados na Assistência Social e Cidadania e na Saúde. Contudo, diante do acelerado processo de envelhecimento da população, é necessário intensificar a prevenção aos diversos tipos de violência, negligência e abandono, assim como o acolhimento e a garantia de direitos. A ideia é que desta audiência pública saiam ações concretas em defesa dos nossos idosos, já que ampliar a proteção a essa parcela da população é uma obrigação coletiva”, conclui Danilo da Saúde.

O requerimento solicitando a realização da audiência pública foi aprovado na sessão ordinária do último dia 22, por unanimidade no Plenário.

Leia também