Com avanço da dengue, Pompeia faz ações em escolas e mutirão de limpeza 

Pompeia registrou, em pouco mais de duas semanas, mais 25 casos de dengue, elevando o total deste ano para 71, segundo boletim do DHS (Departamento de Higiene e Saúde) do último dia 11. Com isso, ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo intensificadas.

Nas escolas municipais, por exemplo, com o objetivo de multiplicar as orientações sobre a doença, agentes comunitários de saúde e de controle de endemias e residentes de medicina da Unimar (Universidade de Marília) deram sequências às atividades educativas. Nesta semana, receberam as orientações alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Carmelino José Dalsenter e do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Cirlei Giroto. 

Durante as atividades, são abordados temas como sintomas da dengue e formas de eliminar os criadouros do vetor de forma lúdica. Há, ainda, a entrega de material educativo e crianças podem conferir como é a larva do transmissor. O DHS destaca que as pessoas devem estar atentas aos sintomas da doença, como febre, dor de cabeça e no corpo e manchas vermelhas. Caso apresentem um desses sinais, devem procurar a unidade de saúde mais próxima. É fundamental manter a vigilância quanto aos materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti nas casas.

Os bairros com mais casos de dengue são: Primavera, Flândria, Centro, Jardim José Januário e Tufic Baracat.

LIMPEZA /Começa, na próxima segunda-feira (18), pela região Oeste de Pompeia, o Mutirão de Limpeza “Cidade Limpa”, promovido pela prefeitura em parceria com uma emissora de TV. A coleta ocorre em todos os bairros e distritos até o dia 27 de março, começando pelo Jardim Januário, Bairro das Cerejeiras, Octávio C. Lacombe, Jardim das Acácias e Tufic Baracat. O cronograma completo pode ser conferido nas redes sociais do DHS.

Leia também