Com casos de dengue, Santa Terezinha tem ação de nebulização até sexta-feira

O distrito de Santa Terezinha, em Lupércio, recebe até a sexta-feira, dia 1º de março, ação de nebulização contra o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, mesmo vetor da chikungunya e zika. Antes da aplicação de inseticida com equipamento costal, foi realizado trabalho casa a casa de orientação da população, bloqueios e aplicação de larvicida. O distrito, até o último dia 26, havia notificado três casos positivos de dengue e seis exames ainda aguardavam resultados.

Os trabalhos serão realizados das 8h às 13h e, em seguida, será a vez de Lupércio receber a ação. “Assim que os casos suspeitos foram notificados, os agentes de saúde e de controle de endemias já iniciaram os trabalhos nas casas de Santa Terezinha e agora será realizada a aplicação do inseticida. Em Lupércio, ainda restam 14 quadras para o trabalho de orientação e bloqueios ser concluído, aí em seguida iremos marcar a nebulização”, explica ao O DIA a secretária municipal da Saúde, Nayara Cristina Gimenes Rodrigues.

Em Lupércio, ainda conforme a gestora da Saúde, foram confirmados, também até o último dia 26, dois casos de dengue e cinco resultados de exames são aguardados. Ela chama a atenção para a importância da participação popular no combate à doença, como manter os ambientes livres de materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do transmissor. “É preciso se atentar às calhas, caixas d’ água, pratinhos de plantas e até tampas de garrafinhas e copos descartáveis. A vigilância deve ser constante”, afirma.

Ao surgimento de sintomas da dengue, é recomendado que a pessoa procure imediatamente um serviço médico para atendimento.

Leia também