sábado, 2
de
novembro
de
2024
🌧️ 28°C

Com objetivo de reduzir complicações e internações, Pompeia inicia campanha

Vacina contra o vírus Influenza é aplicada; campanha teve início nesta quarta-feira. (Foto: Governo de SP)

Pompeia já deu início à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde e, segundo o DHS (Departamento de Higiene e Saúde), o “objetivo é reduzir as complicações, internações e óbitos decorrentes da doença entre a população-alvo da ação”. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Os últimos detalhes da campanha foram acertados no dia 26, como a inserção de dados das vacinas em sistema e, por isso, as doses passaram a ser aplicadas no dia 27. O DHS explica, em nota, que na primeira etapa da campanha serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e comunidades quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.

Apenas entre crianças, gestantes, puérperas e idosos são mais de 5,9 mil que devem ser imunizados em Pompeia, segundo informou ao O DIA o departamento.  “A vacina é segura, não causa gripe e reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus Influenza”, explica na nota a enfermeira epidemiológica do município, Adriana Parra.

Em abril, a campanha passa a contemplar outros públicos, de acordo com lista do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Segundo o cronograma da Secretaria Estadual da Saúde, a vacinação segue nos municípios paulistas até 5 de maio, inicialmente. O imunizante deste ano é composto pelas cepas A/Victoria/4897/2022 (H1N1); A/Thailand/8/2022 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria), segundo a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgada em setembro do ano passado.

Leia também