quarta-feira, 4
de
dezembro
de
2024
☁️ 19°C

Com prédio pronto, profissionais da radioterapia passam por treinamento

Radioterapia fica ao lado do Complexo Ambulatorial ‘Bento de Abreu Sampaio Vidal’ - Foto: Assessoria de Imprensa

Profissionais que irão atuar na unidade de radioterapia da Santa Casa de Marília vão passar por treinamento na próxima semana com representantes da fabricante do acelerador linear, a Varian. Segundo informou a assessoria de imprensa da instituição de saúde, em nota ao O DIA, durante o treinamento os profissionais vão aprender sobre o funcionamento do equipamento e as tecnologias a serem aplicadas.

Nesta semana, a equipe participou de capacitação com o coordenador do serviço, o médico rádio-oncologista Yuri Bonicelli Crempe. “Informações técnicas sobre o funcionamento da nova unidade foram passadas pelo médico, além de exemplos de tratamentos radioterápicos, desde os mais simples até os mais complexos. Na oportunidade, também foram abordados protocolos a serem seguidos em tratamentos diversos a serem realizados na unidade de radioterapia, assim como manejo de efeitos colaterais e novas técnicas terapêuticas”, destaca a assessoria de imprensa.

Conforme a previsão divulgada ao O DIA, a unidade de radioterapia da Santa Casa de Marília deve entrar em funcionamento no início de 2025. O prédio já está pronto e o acelerador linear em fase de ajustes, mas ainda é aguardada a autorização para a operação da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), além de outros trâmites burocráticos. O hospital foi incluído no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia em 2018. Com o empenho da direção, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras em 2022. A unidade de radioterapia fica ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e com a fachada defronte à rua 21 de Abril.

UNIDADE /Com área total de 2.151,70 metros quadrados e área construída de 804,94 metros quadrados, a unidade de radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília, que já realiza, há mais de 20 anos, consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia.

As sessões de radioterapia atenderão uma população de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes em 62 municípios da DRS-9 (Direção Regional da Saúde).

Leia também