Para muitos estudantes que vão disputar diferentes vestibulares de universidades públicas, hoje é o primeiro dia da temporada de provas. É neste domingo (20) a 1ª fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e, nas próximas semanas, outros exames estão previstos para serem realizados. As vagas são para os mais variados cursos, dentro das áreas das ciências humanas, exatas e biológicas.
As provas serão aplicadas de várias maneiras diferentes. A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, terá duas fases e testes de habilidades específicas para estudantes que desejam integrar cursos como artes cênicas e música. As provas pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) estão previstas primeiramente no dia 17 de novembro. Já a Vunesp (Vestibular da Universidade Estadual Paulista), que organiza a seleção da Unesp, com campus em Marília, tem previsão para realizar a primeira fase dois dias antes, no dia 15 de novembro. Todas elas estão com as inscrições encerradas.
A orientação dos profissionais de cursos preparatórios para os vestibulares é evitar revisar todo o conteúdo na véspera e no dia das provas. Fazer alguma atividade física ou sair com os amigos pode ajudar a relaxar. É preciso tomar cuidados com bebidas ou alimentos que podem mudar a concentração.
Outro cuidado destacado é treinar antecipadamente as rotas para chegar aos locais de aplicação dos vestibulares de forma programada. Checar quanto tempo é gasto para o deslocamento, especialmente se a pessoa estiver de ônibus ou precisar usar um transporte via aplicativo, é um ponto importante. A recomendação é, se possível, sair bem antes do horário de aplicação do exame para evitar situações que podem atrapalhar a chegada fora do período marcado.
Já em relação ao que levar para os locais de prova, o ideal é ter consigo uma caneta esferográfica da cor especificada em cada edital de vestibular, além de verificar se está liberada a entrada com outros tipos de materiais.