As lojas do comércio de Marília estarão abertas em horário estendido nesta quarta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, comemorado tradicionalmente em 12 de junho. Conforme o calendário especial de funcionamento da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), o comércio varejista da cidade funcionará até as 22h.
“É o segundo dia útil do ano em que as lojas abrirão no período noturno”, informou o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge. Ele estima um aumento de aproximadamente 5% no volume de vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. “As vendas do Dia dos Namorados estão entre as mais relevantes para o varejo nacional”, destacou o dirigente, mencionando que cerca de 20 milhões de consumidores devem ir às compras no estado de São Paulo, movimentando aproximadamente R$ 7,6 bilhões.
Segundo o tesoureiro da Associação Comercial, Manoel Batista de Oliveira, 31% dos consumidores paulistas (equivalente a 6,2 milhões de pessoas) pretendem comemorar a data em bares ou restaurantes. O levantamento aponta que jantar fora aparece como a terceira principal intenção de consumo, atrás apenas da compra de vestuário (38%) e de perfumes e cosméticos (34%). “Não tem como essa data passar em branco”, afirmou o dirigente, que tem longa experiência no setor varejista. “O Dia das Mães é o mais forte do primeiro semestre, mas a proximidade das datas ajuda o comércio como um todo”, completou.
O superintendente da associação, José Augusto Gomes, informou que o ticket médio das compras neste ano será de aproximadamente R$ 380. Do total de entrevistados, 38% pretendem gastar o mesmo valor que em 2024, 33% disseram que irão gastar mais e 16% afirmaram que irão gastar menos. “As vendas com cartões de crédito, débito e benefícios continuam sendo a principal forma de pagamento”, disse. Ele também destacou que as vendas online seguem em alta, embora, por conta do prazo de entrega, costumem ser realizadas com maior antecedência. “Hoje, o lojista precisa oferecer tanto a opção física quanto a virtual de atendimento”, opinou.
A vice-presidente da associação, Valéria Cristina Tamião de Oliveira, observou que os presentes mais procurados são artigos de uso pessoal e de menor valor, geralmente pagos à vista — comportamento típico da data. Ao contrário do Dia das Mães, quando itens como móveis e eletrodomésticos também ganham espaço. Segundo ela, a intenção de compra de roupas e calçados teve uma leve queda (31,2%). Por outro lado, itens de beleza, joias e bijuterias continuam entre os preferidos, representando 50,3% das escolhas. Chocolates e bombons também seguem na lista, com 21,6%, mesmo após a Páscoa. “Agora também vemos novas tendências, como cestas de café da manhã e refeições por delivery, que se popularizaram no pós-pandemia”, destacou Valéria. “O importante é que a data movimenta a economia de várias formas, seja com produtos ou serviços”, concluiu, demonstrando otimismo com as perspectivas de vendas.