Na próxima segunda-feira (11), a Prefeitura de Herculândia pretende concluir o processo de registro de preços para a compra de alimentos da merenda escolar, além de itens para os departamentos municipais e gás de cozinha. O processo licitatório apresenta uma lista de produtos com valor total superior a R$ 1 milhão.
De acordo com o Poder Executivo, a compra é para garantir o fornecimento regular e adequado de alimentos, como pães, lanches e bolos, às escolas, creches e demais departamentos municipais pelo próximo ano. Segundo a administração, a alimentação escolar tem papel fundamental no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, sendo essencial oferecer alimentos de qualidade, nutritivos e dentro dos padrões estabelecidos pelas normas sanitárias vigentes. Além disso, a inclusão de outros setores na aquisição permite atender a necessidades alimentares em eventos, reuniões e ações institucionais, promovendo a integração e o bem-estar dos servidores e participantes.
O custo total estimado da contratação é de R$ 1.056.033,60, conforme orçamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação junto às empresas que comercializam os itens necessários. O alimento mais solicitado pela Prefeitura de Herculândia é o pão francês, com mais de 80 mil unidades na lista publicada em edital. O produto está dividido em 13 lotes de compras, com 40 mil unidades e custo superior a R$ 100 mil em apenas um deles. A administração também prevê gastos com biscoitos e bolachas, salgados, leites em pó, bolos e outros diferentes tipos de pães.
A aquisição do gás de cozinha está no mesmo processo de licitação, que mostra a previsão de 360 botijões de 45 quilos ao longo do contrato. O custo para adquirir a reposição dos cilindros pode chegar a quase R$ 80 mil.