O Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) realizou, no mês de outubro, uma operação de fiscalização em diversos municípios paulistas, em uma ação coordenada para garantir a segurança dos consumidores e a qualidades dos serviços prestados no mercado imobiliário.
Em Marília, no dia 11 de outubro, a operação contou com uma equipe de nove analistas de conformidade e um coordenador, focando em coibir atividades ilegais e verificar o cumprimento da legislação por empresas e profissionais que atuam no setor. Ao todo, 30 imobiliárias, plantões de vendas e anúncios irregulares foram inspecionados. Os resultados da ação foram expressivos, com 14 autos de constatação de exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, um auto de infração, oito notificações e 83 autos de constatação.
No balanço do último trimestre, a entidade viu dispararem os números referentes às ações de fiscalização pelo Estado. De abril a junho de 2024, os índices de produtividade tiveram um aumento exponencial, segundo informou o Creci-SP. Os autos de constatação pelo exercício ilegal da profissão, por exemplo, passaram de 541, em 2023, para 815, no período de abril a maio deste ano, aumento de 51%.
O trabalho dos analistas de conformidade cresceu 39% no comparativo com o ano passado. Este ano, até o momento, foram 8.578 atendimentos contra 6.176 em 2023. De 29.988 autos de constatação emitidos no ano passado, o departamento atingiu 43.999 neste trimestre, crescimento de 47%. Também estão maiores os autos de infração (+43%) e as notificações (+68%) no período comparado.
Para o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, “os números são animadores e é esse trabalho que tem assegurado a integridade e a confiança no mercado imobiliário”.