DHS monitora aumento de casos de covid em Pompeia

Pompeia continua registrando um aumento significativo no número de casos de covid-19 nos últimos dias. É o que afirma o próprio Departamento de Higiene e Saúde do município, a partir dos dados da Vigilância Epidemiológica.

Segundo o levantamento, em apenas dez dias do mês de março, foram registrados 87 novos casos da doença. Do dia 1º de janeiro até agora, o total chega a 225 confirmações da doença. Um aumento de 63% apenas nas duas últimas semanas. A cidade ainda não teve óbitos e internações em 2024.

Mesmo com o momento de cautela, a enfermeira epidemiológica, Adriana Fernandes Parra, destaca que a estatística atual ainda fica bem longe do cenário durante o período mais crítico da pandemia, em 2020 e 2021. “Foi uma época em que registramos muitos pacientes internados pela doença, falta de leitos e mortes. Sabemos que o coronavírus continua circulando e, por isso, devemos continuar mantendo as medidas de prevenção”, alerta a profissional da Saúde.

A principal medida de prevenção, para evitar hospitalizações e mortes, é a vacinação. O imunizante contra a covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nos postos de saúde de Pompeia. São recomendadas doses para todas as crianças com idade entre seis meses e quatro anos. Pessoas com cinco anos ou mais, que fazem parte dos grupos prioritários, também devem ser vacinadas com uma dose de reforço anual ou a cada seis meses. O mesmo vale para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, além de gestantes e puérperas.Dados do Ministério da Saúde mostram que Pompeia tem, desde o início da pandemia, 1.293 casos e 65 mortes por covid-19.

Leia também