Após registro de ameaça contra funcionário público e flagrantes de descarte irregular de lixo, o ecoponto da região Sul recebeu a instalação de alambrado na área externa, calçamento e placas de sinalização. A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços na última semana.
De acordo com a gestão, o objetivo das modificações é proteger o trabalhador municipal pelo exercício da função e informar que descarte irregular é crime ambiental, com penalidades que incluem reclusão, detenção e pagamento de multa.
VÍDEO /De acordo com a prefeitura, haverá ainda a instalação de câmeras de videomonitoramento integradas ao sistema de segurança “Ronda Azul”, que conta com centro operacional de vigilância 24 horas.
ECOPONTO /Até o momento, a cidade de Marília conta com três ecopontos: o Oeste, na rua Alcides Caliman, 704, Jardim Califórnia; o Sul, na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito; e o Norte, na rua Dr. Paulino Botelho Vieira, 643, Jardim Santa Antonieta.
Eles são pontos de descarte de materiais como resíduos da construção civil, podas de árvores e sobras de jardinagem, madeiras, além de materiais de construção, recicláveis e reutilizáveis, que são doados às famílias de catadores, promovendo a inclusão social.
O descarte irregular de resíduos em locais inapropriados ou terrenos pode acarretar multa de até R$ 820. Denúncias podem ser feitas à prefeitura pelo número: (14) 3408-6700.