Até sexta-feira (27), quem busca concluir a educação básica e não teve a oportunidade de finalizá-la pode se inscrever em uma das 179 vagas gratuitas da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos) e EJA Profissionalizante, no Sesi (Serviço Social da Indústria) de Marília. Os interessados precisam se matricular pela internet para entrar na turma que se iniciará em outubro.
A Nova EJA abrange o ensino fundamental e o ensino médio, enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa.
O tempo de conclusão nos dois programas tem duração de um ano, variando de acordo com o estágio de cada aluno. Em ambos, 80% dos estudos serão a distância, enquanto os restantes 20% ocorrerão em encontros presenciais. A idade mínima para participar no ensino fundamental é de 15 anos e, no ensino médio, a partir dos 18 anos de idade.
INFANTIL
E continuam abertas as inscrições para o ano letivo de 2025 nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) de Marília. As matrículas são para as crianças nascidas entre 1º de abril de 2021 até 30 de setembro de 2024 e podem ser feitas até o dia 4 de outubro. A partir de 7 de outubro, a classificação será divulgada seguindo a ordem da data de inscrição.
Os interessados precisam preencher um formulário online e depois comparecer no dia e hora marcada na rua Benjamin Pereira de Souza, nº 23, bairro Somenzari. De acordo com a Prefeitura de Marília, 351 crianças, com idades entre 4 meses e 3 anos, estão na Central de Vagas à espera de um lugar nas creches municipais. A administração municipal também informou que existem 308 vagas disponíveis para essa faixa etária, mas ressaltou que as unidades não atendem à localização desejada pelas famílias.