sexta-feira, 22
de
agosto
de
2025
🌞 19°C

Educação municipal de Herculândia mantém desempenho acima da meta federal

Foto: Google/Reprodução

O município de Herculândia atingiu a meta estabelecida pelo Governo Federal no Indicador Criança Alfabetizada, pelo segundo ano consecutivo. Dados divulgados no mês de julho pelo MEC (Ministério da Educação) mostram que a educação municipal alcançou 81,08% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024, superando tanto a média estadual de 58,1% quanto a média nacional de 59,2%.

Segundo o prefeito de Herculândia, Paulinho (PP), trabalho realizado na cidade reafirma o compromisso da atual gestão com a alfabetização na idade certa e com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora. “Além de atingir a meta estipulada pelo Governo federal para o ano de 2030 – com seis anos de antecedência – , o município já havia sido reconhecido pelo Ministério da Educação com o Selo Ouro, concedido às redes que demonstraram avanços consistentes e eficazes na alfabetização das crianças”, informou o prefeito. De acordo com ele, em 2024, o município registrou 92 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, dos quais 75 foram considerados alfabetizados — resultado de um trabalho coletivo e comprometido.

Para o secretário municipal de Educação, professor Cristiano Vieira dos Santos, resultado é fruto de uma gestão que valoriza a formação continuada dos professores, o uso de materiais pedagógicos estruturados, a implementação de avaliações diagnósticas periódicas e o acompanhamento constante do desempenho dos estudantes. “Atingir essa meta não é apenas um número, é garantir o direito de aprender, é oferecer às nossas crianças as ferramentas para que tenham um futuro mais promissor”, afirmou.

PROGRAMA/ O Indicador Criança Alfabetizada é construído a partir de uma avaliação aplicada pelos sistemas estaduais de ensino, com base em itens elaborados e cedidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Prova reúne 16 questões de múltipla escolha e três abertas, incluindo uma produção de texto. Dados coletados são posteriormente alinhados em âmbito nacional, o que permite calcular o indicador de forma padronizada. Entre outubro e novembro de 2024, cerca de 2 milhões de estudantes foram avaliados nas próprias escolas, em todo o país. A meta é verificar se as crianças já dominam as habilidades básicas de leitura e escrita. Ao todo, 2 milhões de alunos de 42 mil escolas, em 5.450 municípios, participaram do estudo, a partir das avaliações estaduais. Dos 5.312 municípios avaliados em 2023 e 2024, 58% deles (3.096 municípios) aumentaram o percentual de alunos alfabetizados e 53% (2.018 municípios) alcançaram a meta.

Leia também