Mais que o dobro de casos em menos de um mês. Essa é a realidade do crescimento da dengue em Ubirajara, cidade com pouco mais de cinco mil habitantes e que está com o terceiro maior índice de incidência da doença entre os municípios com cobertura do jornal O DIA.
Acompanhamento feito pela reportagem com os números publicados no Painel de Monitoramento da Dengue, administrado pela Secretaria da Saúde de São Paulo, mostram que desde o dia 8 de maio a quantidade de casos confirmados de dengue em Ubirajara aumentou em 104%. Saiu de 74 para os atuais 151.
No dia 8 de maio, a cidade tinha 74 casos e incidência de 1,442. No dia 16 do mesmo mês, 91 confirmações e 1,773 de incidência. No dia 28, a quantidade foi para 129 casos e a incidência saltou para 2,514. Agora, a taxa pela quantidade de habitantes está em 2,942. Diferentemente da maioria dos municípios do Estado, o mês de maio é o período do ano com mais pessoas infectadas na cidade.
Ubirajara também tem um óbito em investigação. No Painel de Monitoramento da Dengue chegou a constar uma morte confirmada pela doença, mas dias depois o caso foi retirado dos registros pela Vigilância Epidemiológica de São Paulo. A vítima seria uma idosa, com mais de 70 anos, que na certidão de óbito teve outro motivo confirmado. Inclusive, são os homens e mulheres a partir dos 50 anos os mais infectados pelo mosquito no município. Entre essa parcela da população são 64 casos.
No final de abril, Ubirajara foi uma das contempladas pelo Ministério da Saúde com o envio de vacinas contra a dengue. O município recebeu 379 doses do imunizante.