Um empresário de Marília amargurou um prejuízo de mais de R$ 60 mil ao ser vítima do golpe do “falso gerente” na última semana. A Polícia Civil alerta para que as pessoas sempre desconfiem de ligações de bancos, nunca passem dados pessoais ou senhas e procurem as agências físicas.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, na última terça-feira (18), o empresário procurou o Plantão Policial informando que recebeu ligação de um número que, no visor, constava como sendo da agência bancária de onde possui conta.
O autor da chamada, afirmando ser gerente, questionava sobre empréstimos pessoais e transferências que a vítima teria feito em seu nome.
Como não reconheceu as transações, a vítima passou a seguir as orientações do golpista, acreditando ser o gerente da agência. Passou a ele os códigos (tokens) da conta e, depois, viu em seu extrato que haviam sido pagos boletos bancários e transferências que resultaram no prejuízo superior a R$ 60 mil.
“Por conta da pandemia, se fortaleceram o comércio e contato eletrônicos, o que fez as pessoas acostumarem a resolver as coisas virtualmente. Os criminosos se aproveitaram disso para explorar a fragilidade das pessoas e obter vantagens financeiras, por meio de estratégias robustas, como uso de softwares que mascaram o verdadeiro número da ligação para se passar por empresas e instituições”, analisa o delegado seccional de Marília, Wilson Frazão, em entrevista ao O DIA.
Por isso, ele afirma que a melhor forma de se prevenir é sempre desconfiar, mesmo que, na ligação, a pessoa do outro lado passe uma sensação de urgência.
“Não confie nessas ligações. Nunca passe dados pessoais ou senhas por telefone. Quando receber uma chamada deste tipo, desligue e ligue diretamente para o número da agência ou do seu gerente (caso tenha), ou procure a agência presencialmente”, alerta o delegado.