quarta-feira, 4
de
dezembro
de
2024
☁️ 19°C

Equipe da Santa Casa faz captação de múltiplos órgãos em Marília

Santa Casa de Marília realiza serviço de captação de órgãos e tecidos desde 2004 - Foto: Assessoria de Imprensa

A Santa Casa de Misericórdia de Marília, por meio da Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes), realizou nesta semana a captação de múltiplos órgãos de uma doadora. Os trabalhos tiveram início por volta das 23h da última terça-feira, dia 26, e só foram concluídos às 4h15 do dia 27, conforme material divulgado ao O DIA pela assessoria de imprensa da instituição de saúde.

Sob a supervisão da OPO (Organização de Procura de Órgãos), após a constatação da morte encefálica, confirmada depois da realização de exames detalhados, seguindo todos os protocolos preconizados pela legislação vigente, as equipes, em trabalho conjunto, retiraram coração, fígado, rins, globo ocular (para transplante de córneas) e ossos.

“Equipe de hospital de São Paulo veio de helicóptero para buscar o coração, enquanto que o fígado foi encaminhado para um receptor que aguardava pelo procedimento em hospital de Campinas. Os dois rins, as duas córneas e os ossos ficaram em Marília”, destaca a nota.

Conforme a assessoria, os órgãos que permaneceram na cidade serão recebidos por receptores indicados pela Central de Transplantes, que coordena a fila de espera por órgãos.

“A doação aconteceu somente depois de abordagem da equipe da Ciht da Santa Casa de Marília e a autorização do companheiro que mantinha união estável com ela [doadora] há muitos anos”, explica a nota da assessoria de imprensa do hospital.

Corredor humano foi feito para homenagear a doadora e os familiares dela quando ela foi encaminhada para a retirada dos órgãos. Os profissionais fizeram uma salva de palmas. A Santa Casa de Marilia realiza desde 2004 os serviços de captação de órgãos e tecidos, através do trabalho realizado pela Ciht.

Leia também