O HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília) realizou uma cirurgia urológica utilizando uma técnica inédita: a reconstrução do canal da uretra através do uso da mucosa oral como enxerto. A cirurgia foi realizada pelos doutores Eduardo Feniman, Flavio Frajuelo, Matheus Carvalho e João Dacroce, integrantes da equipe do Serviço de Urologia do hospital.
“É uma cirurgia inédita no HC-Famema e sinto-me honrado em trazer esta inovação para o hospital. Nós temos a capacidade de replicar técnicas internacionalmente desenvolvidas aqui mesmo no Interior do estado”, comenta Feniman.
Segundo nota encaminhada ao O DIA pela assessoria de imprensa do HC-Famema, a uretroplastia com enxerto da mucosa oral foi desenvolvida pelo médico cirurgião indiano Sanjay Kulkarni, sendo específica para estreitamentos da uretra masculina. Trata-se de um procedimento reconstrutivo de alta complexidade e, após a recuperação, pode transformar a vida do paciente, devolvendo a capacidade de urinar normalmente.