Erosão gigante vista até mesmo por satélite assusta moradores de Lupércio

Via foi interditada e erosão está cada dia mais próxima das residências em Lupércio. Foto: Reprodução/Internet

Moradores da rua Doutor Adamastor Ferreira da Costa estão apreensivos com a erosão de grandes proporções que cada dia se aproxima mais de suas casas. Via teve que ser interditada para o tráfego de veículos e alterações foram feitas na rede elétrica em razão dos riscos da proximidade da erosão. O local fica próximo à avenida Santo Inácio.

Segundo os moradores, a erosão tem mais de quatro anos, aumenta a cada chuva e agora a situação é ainda mais grave, já que está a apenas um metro das residências. O assunto, inclusive, já foi alvo de matéria feita pelo O DIA em março de 2023, e de cobranças na Câmara.

O vereador Gabriel Henrique Costa dos Santos destaca que a erosão tem quase quatro mil metros quadrados. “As ruas estão todas interditadas e essa erosão existe há mais de quatro anos, sem que os prefeitos se preocupassem, surgindo agora esse enorme problema. Por negligência de todos, a erosão chegou na rua Doutor Adamastor Ferreira da Costa e ontem [15 de abril], de forma urgente, tiveram que retirar às pressas a fiação elétrica para não causar prejuízos maiores”.

Por meio de nota, a Prefeitura de Lupércio informou que há anos o município sofre com esta erosão, que cresce a cada chuva. “Uma erosão gigantesca e que assombra a cidade. Faltam poucos metros para ela começar a atingir as casas dos moradores. Desde que assumi a prefeitura, tomei todas as medidas administrativas para a solução do problema.
Foram inúmeras idas ao Palácio do Governo e a Assembleia Legislativa, em São Paulo, e a Brasília. Enviamos a documentação necessária, laudo técnico, protocolamos vários pedidos de recursos, enfim, tudo o que podíamos fazer, fizemos”, explica o prefeito Cleber Menegucci.

O chefe do Executivo destaca ainda que a prefeitura não tem recursos próprios para arcar com uma obra desta dimensão. O projeto para contenção da erosão ultrapassa R$ 3 milhões, segundo ele. “Faço um apelo, em nome da população de Lupércio e Santa Terezinha, para o governador do estado [Tarcísio de Freitas], para os deputados estaduais e federais, que intercedam por nosso município”, conclui a nota.



Leia também