segunda-feira, 6
de
outubro
de
2025
🌞 31°C

Estado forma mais de 550 alunos em cursos do Caminho da Capacitação na região de Marília

Cerimônia de formatura reuniu cerca de 4 mil pessoas. Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo realizou, neste sábado (20), mais duas formaturas do Caminho da Capacitação, programa do Fundo Social de São Paulo que leva carretas adaptadas com cursos gratuitos a diferentes regiões do estado. Nesta sétima etapa, 552 alunos concluíram a formação em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.

As cerimônias foram realizadas em Vera Cruz, que reuniu 365 formandos, e em Pompeia, com 187 participantes, contemplando estudantes de 13 municípios — 12 da região de Marília e um da região de Bauru. Desde o lançamento, em maio deste ano, o programa já capacitou mais de 4 mil pessoas.

Participaram desta etapa os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Itapuí (na região de Bauru), Júlio Mesquita, Lupércio, Maracaí, Marília, Ocauçu, Oriente, Pompeia e Vera Cruz. Os cursos ofertados abrangeram áreas como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, banho e tosa e soldagem, todas com alta demanda de empregabilidade.

Durante a solenidade, o governador Tarcísio de Freitas destacou o impacto da qualificação profissional. “Acreditamos em inserção produtiva, na vitória pela qualificação, na vitória pelo trabalho. Acreditamos no esforço, no talento de cada um de vocês. A gente vai apostar muito nesse encontro do mercado, das vagas que estão abertas com a capacitação. A gente vai apostar muito no empreendedorismo porque a gente aposta nas pessoas. Se o estado de São Paulo é o que é, é porque tem uma gente diferente, é porque tem uma gente que batalha, uma gente que sonha e a gente tá aqui para sonhar junto”, afirmou.

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, também ressaltou a importância da iniciativa. “A prosperidade não nasce do acaso. Ela depende de oportunidade, trabalho e atenção a quem mais precisa. Quando abrimos caminhos e acreditamos no potencial das pessoas, conseguimos transformar realidades”, disse.

O Caminho da Capacitação integra o programa Superação SP, que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. Com uma frota de mais de 30 carretas móveis, a iniciativa busca estimular o empreendedorismo, gerar renda e fortalecer o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas.

Leia também