Estudantes de uma escola estadual de Lupércio refizeram, nesta segunda-feira (22), uma das avaliações da Prova Paulista, exame aplicado pela rede estadual de ensino. A medida foi adotada após a circulação, na internet, de um vídeo que mostra alunos de uma turma utilizando celulares durante a prova para pesquisar respostas e comentando a ausência de fiscalização no momento da aplicação.
A reaplicação foi confirmada pela Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), por meio de nota enviada à reportagem do O DIA. Segundo a pasta, as respostas registradas anteriormente não foram transmitidas ao sistema central, com o objetivo de preservar a integridade das estatísticas oficiais.
A Prova Paulista é uma avaliação aplicada aos estudantes da rede estadual e utilizada pelo governo paulista para acompanhar o desempenho dos alunos ao longo do ano letivo. Por isso, segundo a Secretaria, a medida de desconsiderar as respostas anteriores foi tomada para evitar que eventuais irregularidades interferissem nos dados oficiais da avaliação.
A URE (Unidade Regional de Ensino) de Marília informou ainda que instaurou procedimento administrativo para apurar a conduta da professora responsável pela aplicação da prova. A apuração poderá resultar na adoção das sanções administrativas cabíveis, incluindo exoneração.
A atuação da equipe gestora da unidade escolar diante dos fatos também será investigada. De acordo com a pasta, os responsáveis pelos estudantes envolvidos foram convocados para tomar ciência da ocorrência.
Até o momento, a Secretaria não informou se os alunos envolvidos poderão sofrer algum tipo de medida disciplinar. O caso segue em apuração administrativa pela rede estadual de ensino.