quinta-feira, 20
de
março
de
2025
⛅ 20°C

Exporta SP capacita empresários em Marília para internacionalização de negócios

Empresários podem se inscrever no Exporta SP para promover vendas para mercado externo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está promovendo o programa Exporta SP, com o objetivo de capacitar empresas locais para a internacionalização de seus produtos e serviços.
Destinado a micro, pequenas e médias empresas, além de produtores rurais e startups, o programa visa impulsionar a inserção de negócios marilienses no mercado internacional.

Empresas dos setores industrial, agropecuário e de serviços podem se beneficiar da iniciativa. Levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), realizado em 2024, sobre as exportações na região de Marília, composta por 37 municípios, aponta que entre os principais produtos exportados estão sementes e frutos oleaginosos, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, e máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos. Na lista dos compradores, destaque para China e Rússia.

Ao longo de quatro meses, os participantes terão acesso a 20 encontros coletivos com especialistas, abordando temas essenciais para a internacionalização. Entre os tópicos discutidos estão inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e estratégias de vendas. Além disso, serão realizadas quatro mentorias individuais, permitindo que cada empreendedor receba orientação específica para as necessidades de sua empresa.

O programa também oferece uma plataforma online com conteúdo exclusivo, além de workshops que favorecem a construção de uma rede de contatos entre os empresários e outros profissionais que buscam expandir suas operações para o mercado internacional.

Para o prefeito Vinicius Camarinha, o Exporta SP é uma excelente oportunidade para os empreendedores de Marília. “Nossa cidade é um polo de empreendedorismo, com indústrias, serviços e comércio. A profissionalização dos empresários é fundamental para alavancar negócios e ampliar a competitividade da região”, afirmou o prefeito.

Já o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, destacou os benefícios de participar do programa. “Ao adquirir as ferramentas e conhecimentos necessários, as empresas terão a chance de aumentar sua competitividade, acessar novos mercados e modernizar seus processos com inovações tecnológicas”, disse Gazola.

As inscrições para o processo seletivo da turma do primeiro semestre de 2025 podem ser realizadas por meio do formulário de cadastro e avaliação da maturidade exportadora, disponível no link: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe de Promoção de Exportações da InvestSP pelos telefones (11) 3100-0349/95 ou pelo e-mail spexport@investsp.org.br.

Leia também