Uma praça localizada entre a rua Felipe Camarão e a avenida Santo Antônio, nas imediações da zona Norte de Marília, segue sem receber fornecimento de energia elétrica desde outubro de 2022. A situação, que se estende já há quase dois anos, tem preocupado os moradores da região, principalmente devido ao número de residentes idosos que vivem nas proximidades.
Segundo Flávia Gasparoto, que mora em frente à praça, o perigo é constante. “Várias vezes percebemos que moto e carro estacionam e pessoas descem na praça. Porém, não podemos enxergar o que fazem lá, por causa da escuridão”, comenta.
A falta de segurança devido à ausência de luz motivou Flávia a entrar em contato com a prefeitura e acioná-la por meio de protocolo para tomar providência e realizar os reparos necessários. Ainda no ano passado, a resposta veio através da Secretaria de Obras Públicas. “(…) a praça localizada entre a avenida Santo Antônio e as ruas Felipe Camarão, Vinte e Quatro de Dezembro, e Pascoal Moreira, possui sistema de iluminação pública, entretanto, estes pontos de iluminação encontram-se parcialmente prejudicados devido a mais um, dos inúmeros e reiterados furtos de cabos elétricos, que vêm trazendo transtornos e comprometendo a iluminação pública em nossa cidade”.
Sobre um posicionamento para solucionar a situação, a pasta diz que o prazo para realizar o reparo é de até quatro meses. Contudo, passados quase dois anos, o restabelecimento dos pontos de iluminação às suas condições normais de operação não aconteceu.
Diante do descaso, a moradora afirma que tentou resolver o problema por conta própria. “Colocamos em minha casa três holofotes para quando anoitece, deixarmos ligados, para amenizar a situação da escuridão”, lamenta.
A redação do O DIA entrou em contato com a assessoria da prefeitura para solicitar um posicionamento sobre a situação. Informaram que houve manutenção nessa praça dentro do período de dois anos, desde a primeira solicitação, contudo, após uma série de furtos de fios e cabos por uma “quadrilha” em praças de Marília, novamente o local ficou sem energia elétrica. A assessoria informa também que está sendo feito um levantamento das regiões que sofreram com tais atos de vandalismo, para então, iniciar os reparos.