Férias fazem aumentar a procura por documentos para menores

A unidade do Poupatempo de Marília registrou aumento no número de atendimentos para a emissão do documento de identidade às pessoas com menos de 18 anos, principalmente nos meses de férias.

Segundo o Governo do Estado, a busca pela regularização da documentação pode estar associada aos momentos de viagens e lazer, já que algumas situações exigem a identificação do menor.

Em 2023, o Poupatempo de Marília registrou 12,7 mil atendimentos para a emissão de RG. Desse total, mais de 2,1 mil foram para primeiras vias emitidas a menores de 18 anos.

Em janeiro deste ano, foram 500 documentos emitidos para menores. O número representa aumento de 46% em relação à média mensal, de 320 solicitações.

Em todo o estado, o Poupatempo realizou neste ano cerca de 400 mil atendimentos para os pedidos das carteiras de identidade a pessoas com menos de 18 anos, dos quais mais de 90 mil foram concentrados em janeiro.

O número representa aumento de 37% em relação à média mensal, de 66 mil solicitações.

Para solicitar o RG é preciso agendar data e horário e depois, comparecer no posto selecionado com a Certidão de Nascimento.

Crianças menores de 16 anos devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsável legal. A primeira via do documento é de graça. O prazo da entrega em domicílio varia e custa R$ 9,09.

Leia também