HBU inaugura prédio e dá início aos atendimentos da radioterapia

Marília e região passam a contar nesta segunda-feira, dia 12, com o que há de mais moderno em diagnóstico e no tratamento oncológico. O HBU (Hospital Beneficente Unimar) inaugura o prédio que abriga o Pet Scan e o acelerador linear às 15h. Segundo a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, o novo espaço vai oferecer assistência completa aos pacientes e os atendimentos da radioterapia já terão início nesta semana.

“Ele vem [prédio] com toda a tecnologia, conta com radioterapia, tecnologia robótica e Pet Scan, além de um andar com centro de procedimentos minimamente invasivos, com sala cirúrgica e consultórios médicos especializados. Ainda tem um anfiteatro para nossos colaboradores médicos e nossos profissionais se capacitarem, fazerem um centro de discussão em prol da assistência e melhora do paciente, uma sala de convivência para que novas ideias e soluções aconteçam o tempo todo e um setor administrativo e de inovação”, destaca a superintendente.

Com foco na humanização do atendimento, o Hospital Oncológico investiu ainda na implantação de um jardim terapêutico com vista para o vale, integrado a todas as alas. “O jardim faz parte da terapia, do cuidado com nosso paciente. Temos muito que comemorar e também muito para trabalhar, fazer com que este prédio se torne esperança de cura e que traga muitos bons resultados na área da saúde”.

A superintendente da ABHU destaca que os atendimentos da radioterapia já serão iniciados, pois o hospital conta com a liberação para funcionamento da CNen (Comissão de Energia Nuclear). “Vamos iniciar para pacientes particulares e da Unimed, mas acredito que o credenciamento de outros convênios será rápido. O grande desafio é fazer com que essa tecnologia chegue até ao SUS [Sistema Único de Saúde], ainda aguardamos o credenciamento para a radioterapia. O que depende do hospital já foi feito e está em andamento, mas precisamos que haja um movimento político, vontade para que isso aconteça”.

Márcia ainda explica que no caso do Pet Scan é aguardado o aval da CNen para início do funcionamento do equipamento, que permite imagens de alta precisão para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. Já o acelerador linear de última geração pode encurtar o período dos tratamentos, permitindo uma maior eficácia na destruição do tumor e poupando tecidos limítrofes.

O Hospital Oncológico, inaugurado em agosto de 2021, está localizado na quarta torre do HBU e o Pet Scan e a radioterapia na quinta, mas os prédios estão interligados.

Leia também