O HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília) acaba de publicar um novo edital para contratação de serviços acessórios e complementares de anestesiologia. A informação foi confirmada, a pedido do O DIA, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O pregão eletrônico, que está marcado para o dia 14 de março, às 9h, atende às reivindicações dos médicos residentes de especialidades cirúrgicas que estão em greve desde o final da última semana.
Processo seletivo havia sido prometido pelo secretário de Saúde, Eleuses Paiva, na última sexta-feira (21), durante sua visita a Marília. Residentes pedem o fim do esquema de rodízio para cirurgias eletivas que acontece atualmente.
O futuro contrato, com vigência de 12 meses e prorrogável por até 10 anos, prevê a atuação de profissionais distribuídos nos setores de alta complexidade, materno-infantil e ambulatório. O serviço será prestado em plantões de 12 horas, divididos entre 240 turnos diurnos (7h às 19h) em dias úteis, 80 turnos noturnos (19h às 7h) em dias úteis e 64 turnos nos finais de semana e feriados. Ao todo, serão 384 turnos por mês. O objetivo é garantir cobertura contínua nas unidades do hospital.
De acordo com o edital, o atual quadro da equipe do Serviço de Anestesia do HC-Famema contempla 11 médicos anestesistas, contratados CLT via Fundação de Apoio. Além disso, o documento aponta que há dois contratos emergenciais com tempo determinado, “amplamente deficitário e insuficiente para cobertura total de 12 salas cirúrgicas em tempo integral em todas as suas unidades”.
GREVE /No início da manhã desta terça-feira (25), a comissão dos residentes havia divulgado nota informando que manteria a greve, diante da ausência de avanços significativos. A reportagem questionou se, após a publicação do edital, haveria mudanças no posicionamento. Ainda não houve novas manifestações, mas o espaço segue aberto e o texto será atualizado caso haja novidade.