Hemocentro de Marília precisa com urgência de sangue RH negativo

O Hemocentro de Marília, referência regional, atendendo a uma população de cerca de 2 milhões de pessoas, alerta para a falta de sangue com fator RH negativo. Segundo informações encaminhadas pela entidade, não há estoque de sangue tipo A, B e AB negativo disponível para quem precisar. 

A quantidade de bolsas disponíveis para os tipos sanguíneos mais comuns e mais procurados, como A e O com RH positivo (veja quadro), também se mantém em nível crítico. De acordo com informações enviadas pelo Hemocentro do HC/Famema, neste semestre, apenas um mês teve estoque favorável.

Na busca para regularizar a situação, a entidade está convocando os doadores e entrando em contato com os parceiros como faculdades, empresas, instituições públicas e privadas, estimulando a organização de campanhas de doação de sangue. Desde o início de julho, o Hemocentro já alertava sobre a queda nas doações e pedia a colaboração da população.

“Começamos o mês de agosto com o estoque extremamente crítico para os tipos A-, A+, B-, AB- e O+, o que pode acarretar em cancelamento de cirurgias, caso não haja uma melhora. As demandas recebidas estão sendo atendidas com restrição, priorizando as transfusões, principalmente, de pacientes hematológicos e oncológicos”, informa a nota.

A epidemia de dengue no estado de São Paulo é apontada como um dos fatores para a redução no número de doações. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado registrou a marca de 1.629.959 casos prováveis de dengue em 2024, até junho. Após a contaminação, uma vez que o resultado do teste tenha sido positivo, a pessoa precisa aguardar 30 dias para ir até um hemocentro realizar a doação, o que impacta diretamente na manutenção dos estoques.

Atualmente, são coletadas no Brasil cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Até março deste ano, foram realizadas 731.734 doações no país, sendo 186.121 no estado de São Paulo.

DOE SANGUE

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de determinados medicamentos e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identidade emitido por órgão oficial.

Os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal e aqueles com mais de 60 anos não poderão doar pela primeira vez.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h, de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.

Leia também