O Hemocentro de Marília faz um novo apelo para doação de sangue, em alerta emitido para os baixos níveis de sangue, especialmente com fator RH negativo. A unidade atende à demanda de 110 municípios, em uma região que reúne mais de dois milhões de pessoas. Neste ano, foram raras as vezes em que a entidade registrou níveis de armazenamento considerados satisfatórios para todos os tipos sanguíneos.
No balanço divulgado nesta semana, o Hemocentro destaca a urgência de doação para o sangue tipo AB-, com apenas uma bolsa disponível, quando o ideal são seis. O baixo estoque do tipo O-, com apenas quatro bolsas, quando o ideal são 48, considerado doador universal, já que todos os tipos sanguíneos podem receber sangue O, dispara um alerta para a necessidade de mais doações.
Os estoques dos tipos sanguíneos A- (sete bolsas) e B- (uma bolsa) também registram níveis abaixo do ideal, que seriam de 48 e seis bolsas, respectivamente.
A coleta do sangue dura cerca de 15 minutos e é feita com material esterilizado e descartável. O intervalo entre doações varia de acordo com o sexo. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de dois meses. Já para as mulheres, é indicado até três vezes por ano, com um intervalo mínimo de três meses.
DOE SANGUE /Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de determinados medicamentos e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identidade emitido por órgão oficial.
Os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal e aqueles com mais de 60 anos não poderão doar pela primeira vez.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no bairro Fragata. A unidade recebe doadores de todos os tipos sanguíneos, de segunda a sábado, das 7h às 13h. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.