O município de Herculândia completa, neste domingo (30), 81 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) preparou uma programação especial iniciada na última segunda-feira (24).
Entre os dias 24 e 27 de novembro, foi realizada a Mostra Mercosul de Cinema, na sala de projeção do Espaço Cultural Hélio Luiz Cabrini. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rogério Morandi Cabral, cerca de 40 crianças participaram diariamente das sessões.
“Os curta-metragens abordaram temas como meio ambiente, preservação, reciclagem e descarte adequado de resíduos. Focamos em crianças e adolescentes porque acreditamos que a formação de uma nova geração começa pela educação. Mudar hábitos na fase adulta é mais difícil; já as crianças levam uma visão mais ampla para casa e para a escola”, afirmou Cabral.
A programação continua na sexta (28), às 14h, com Contação de Histórias no Centro Social João Emed (rua XV de Novembro, 202). No mesmo dia, às 19h, será lançado o filme “O Amor de Mumu”, obra integrante da 10ª Mostra de Cinema Chinês, tradicionalmente exibida no Centro Cultural de São Paulo e que agora chega a Herculândia. A sessão ocorrerá no Espaço Cultural Hélio Luiz Cabrini – Prodam (rua XV de Novembro, 331).
As atividades se encerram no sábado (29) com a abertura da exposição “Memórias”, às 20h, na Casa da Cultura Domingos Rodrigues Gordo (rua Dom Pedro II, 363).
HISTÓRIA /Herculândia teve início em 26 de julho de 1927, em uma região então dominada por mata densa e habitada por indígenas. O fundador do município foi José Pereira da Silva, conhecido como “Pereirinha”, natural de Barra Mansa (RJ), nascido em 19 de dezembro de 1896.
O primeiro nome do povoado foi Sant’Anna, em homenagem à padroeira do dia da fundação. Mais tarde, o local evoluiu de vila a município e recebeu o nome Herculândia, com elevação oficial em 30 de novembro de 1944.
Atualmente, Herculândia possui 9.125 habitantes, conforme o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento também revela que a taxa de escolarização entre crianças de 6 a 14 anos é de 100%, índice que coloca o município na primeira posição entre os 5.570 municípios brasileiros.
Quanto à infraestrutura urbana, 92,42% dos domicílios contam com esgotamento sanitário adequado, 82,23% estão localizados em vias públicas com arborização e 13,4% encontram-se em áreas com urbanização considerada adequada — ou seja, com pavimentação, calçadas, meio-fio e bueiros.