Idosos realizam apresentação de coral em homenagem ao Dia das Mães em Marília

Evento foi realizado no auditório ‘Professor Octávio Lignelli’, do Complexo Cultural Braz Alécio. Foto: Mariano Rocha/Divulgação

Os corais “Coloridos de Luz”, da Adevimari (Associação dos Deficientes Visuais de Marília), e “Avós que Encantam”, formado por integrantes da terceira idade, realizaram nesta quarta-feira (8) uma apresentação em homenagem aos Dias das Mães.

Regido pelo maestro Otávio Caprioli, o espetáculo foi realizado no auditório ‘Professor Octávio Lignelli’, do Complexo Cultural Braz Alécio.

O público foi formado pelos idosos da Mansão Ismael, Lar São Vicente de Paulo e alunos da Adevimari e convidados, que se encantaram com o esforço e dedicação dos envolvidos em cantar para homenagear as mães e emocionar os convidados.

“Como desenvolvo projetos para inserir pessoas e crianças deficientes visuais na sociedade e, através deles, contribuir para que elas ganhem independência, interação e autoestima, a música tem sido fundamental. A música toca a alma e, dessa forma, conseguimos formar o coral e devolver autonomia a essas pessoas”, diz a professora Maria Rosa Delmasso Rodrigues, deficiente visual desde 1993.

De acordo com a profissional, a associação desenvolve projetos de resgate da autonomia para mulheres, homens e crianças que a sociedade ignora ou esquece por serem deficientes visuais, de 6 a 80 anos.

“Nosso objetivo é orientar a todos e seus familiares com ações que devolvam o bem-estar, a saúde emocional e a sociabilidade. Eventos como este contribuem e devolvem a independência para todos”, completa.

A assistente social do Lar São Vicente de Paulo, Silvia Maria Costa, afirma que os idosos sentem-se prestigiados quando saem do lar para passear e participar de eventos culturais.

“Mesmo com limitações, sempre envolvemos todos em ações de sociabilidade. Os idosos gostam de passeios culturais e a homenagem às mães toca ainda mais no emocional deles, já que muitos nem família tem mais. Desta vez, trouxemos 20 dos 56 idosos que moram no Lar São Vicente para assistir a apresentação dos corais”, afirma Silvia.

Leia também