Intensificação de combate à dengue ocorre no Santa Paula

Agentes de saúde durante trabalho de controle da dengue em imóvel

O trabalho de intensificação do combate à dengue neste sábado, dia 1º, vai ocorrer na área de abrangência da USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula, na região Sul.

Os serviços acontecem no período da manhã e serão realizadas visitas às residências para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientações e aplicação de larvicida. 

O objetivo dessas intensificações, que vêm sendo realizadas desde o início do ano, é evitar a proliferação do vetor, que também transmite a chikungunya e zika.

Ação ainda será feita na área da USF Novo Horizonte, na região Leste. Até a 12ª semana epidemiológica, última com dados disponíveis, Marília tinha registrado 254 casos de dengue este ano.

Volume é muito superior ao do mesmo período do ano passado, quando ocorrências somavam 67.

Mesmo com os trabalhos de combate, a Saúde municipal destaca que o apoio da população na guerra contra o vetor é fundamental. 

“Desde uma simples autorização para os agentes de saúde entrarem nos quintais e realizarem o trabalho de eliminar possíveis criadouros, ao próprio cuidado em manter em ordem seus imóveis”, ressalta em nota a pasta.

Levantamento mostra que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão nas residências.

Na semana passada, foi anunciada a elaboração de um plano de contingência da dengue, com previsão de criação de polos de atendimento, caso as confirmações cresçam significativamente e a demanda não seja absorvida pela rede básica.

Para evitar os criadouros do mosquito é importante que as pessoas mantenham os quintais livres de qualquer recipiente que possa acumular água.

Os sintomas da doença são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de paladar e apetite, náuseas e vômitos, tontura, extremo cansaço, manchas e erupções avermelhadas na pele, moleza e dor no corpo e dores musculares intensas nas articulações.

Leia também