De 26 a 29 de novembro, o Senac Marília realiza a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade, um evento gratuito e aberto ao público que visa promover reflexões sobre inclusão, igualdade e representatividade. As atividades incluem rodas de conversa com especialistas em questões contemporâneas que impactam mulheres em diferentes contextos sociais e culturais, como igualdade de gênero, empoderamento feminino e o acesso à saúde para mulheres refugiadas. Um dos destaques é a palestra “Competência em Informação em Saúde: um estudo sobre o acesso à saúde de mulheres refugiadas venezuelanas nas UBS”, que explora barreiras e estratégias para garantir direitos e inclusão.
Segundo dados divulgados pelo portal da Fiocruz Brasília, desde 2016, cerca de sete milhões de pessoas foram forçadas a deixar a Venezuela em busca de melhores condições de vida. Deste total, metade é composta por mulheres e meninas, cujas histórias evidenciam como a crise humanitária venezuelana — marcada por fome e falta de acesso à saúde — afeta de maneira desigual homens e mulheres. Essa diferença é perceptível ao considerar as responsabilidades de cuidado assumidas pelas mulheres.
A iniciativa da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade demonstra o compromisso do Senac com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, incluindo a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a promoção de comunidades sustentáveis. Ao facilitar o acesso do público a debates e atividades sobre inclusão e respeito às diferenças, a instituição contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora, estendendo suas práticas de convivência e desenvolvimento social à comunidade.
PROGRAMAÇÃO /A roda de conversa intitulada “O feminino na sociedade do século XXI” está marcada para o dia 26 de novembro, das 19h30 às 21h, na sala 26. Sob a liderança da doutora Adriana Tognoli, devem ser debatidos temas como a igualdade de gênero, empoderamento feminino e os desafios e conquistas das mulheres na educação e no mercado de trabalho.
Já a palestra “Competência em Informação em Saúde: um estudo sobre o acesso à saúde de mulheres refugiadas venezuelanas nas UBS” será realizada em duas datas. No dia 28 de novembro, será na sala 26, das 19h30 às 21h, enquanto no dia 29 de novembro ocorrerá no período da manhã, das 9h às 10h30, na mesma sala.
A Profa. Dra. Mariana Mello discute as barreiras enfrentadas por mulheres refugiadas venezuelanas no acesso à saúde em Marília. Serão apresentados desafios, estratégias de inclusão e recursos que apoiam essas mulheres na integração e garantia de direitos.
A Jornada ainda terá um encontro transmitido ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube, no dia 26 de novembro, às 15h, com o tema “Feminino e Saúde Mental”, que reunirá especialistas como a psicóloga, palestrante corporativa, terapeuta somática e comunicadora, Ediane Ribeiro, que é especialista em saúde mental, estresse e regulação emocional, além do psicólogo, professor no Hospital Albert Einstein e sócio-diretor do Espaço Diálogo SP (coworking para profissionais da saúde), Bruno Reis.