quinta-feira, 7
de
agosto
de
2025
☁️ 15°C

Jornal O DIA completa 16 anos de compromisso com o leitor

Ao relembrar o passado, Vicente Giroto mostra orgulhoso a primeira edição do jornal - Foto: Cristiane Campos

Criatividade e inovação. Com esse paradigma, o jornal O DIA – na época, “Bom Dia” – lançou sua primeira edição no dia 4 de abril de 2009 e permanece como parte da imprensa de Marília até hoje. Apesar de ter passado por mudanças e reestruturações, o periódico completa exatos 16 anos em 2025 com características imutáveis: respeito e compromisso com o leitor.

Após aceitar o desafio de J. Hawilla, o empresário Vicente Giroto Filho passou a comandar o então Bom Dia na cidade, dentro do grupo de comunicação da Jovem Pan Marília (100,9 FM) e Jovem Pan News Marília (102,9 FM), sob direção de Vicente Giroto. Com o slogan “Com o leitor e ponto”, o jornal passou a fazer parte da leitura diária da população mariliense.

Com o falecimento de J. Hawilla em 2018 e o encerramento da rede Bom Dia, o noticiário deu continuidade ao trabalho em Marília e região com o nome O DIA. A transição aconteceu de forma tranquila, sem que o leitor sentisse qualquer impacto na qualidade do produto e sem qualquer modificação na linha editorial que sempre priorizou a realização de um jornalismo ético e comprometido com o leitor.

“Celebrar 16 anos de história é um marco significativo para nós. Desde a primeira edição, nosso compromisso tem sido com a verdade e a qualidade, e é gratificante ver que, mesmo após algumas mudanças, continuamos a ser uma fonte confiável de informação para a comunidade de Marília. Este aniversário é uma prova de que, com dedicação e respeito ao leitor, podemos superar os desafios e continuar a crescer”, avalia o diretor-geral Giroto Filho.

TRAJETÓRIA /No início de sua circulação, o jornal era entregue gratuitamente em toda a cidade de Marília. Em seguida, passou a contar com reportagens específicas da região Sul da cidade e, na sequência, da região Norte. Atualmente, o periódico é entregue em dez municípios da região, além de Marília: Alvinlândia, Herculândia, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Pompeia, Queiroz, Quintana, Ubirajara e Vera Cruz.

“Nós queríamos atingir as crianças, na área da educação. O jornal ia de casa em casa, então a criança via o pai ler o jornal e depois começava a ler também. Isso deu muito certo. E meu filho criou algo inédito na imprensa de Marília, que foi lançar o caderno regional”, declara Giroto.

Entre as lembranças do trabalho realizado até então, Vicente Giroto destaca que sempre cuidou da circulação do produto, porque o importante era ele estar nas mãos dos leitores. “Eu e minha mulher, quando sobrava jornal em algum lugar, saíamos para distribuir, não deixávamos o jornal parado”, conta.

Ao relembrar o passado, o patriarca mostra orgulhoso a primeira edição do jornal e as fotos na parede que ajudam a contar a história do O DIA. “É um sonho que se tornou realidade devido a um aprendizado. A Jovem Pan nos ensinou muito, principalmente que o sucesso não se faz sozinho, depende de uma equipe. Para ter sucesso é preciso ser diferente dos demais”, salienta Giroto.

Já Vicente Giroto Filho tem os olhos no futuro e tem como principal meta expandir cada vez mais. “Sempre trabalhamos para apresentar ao leitor um produto de qualidade e conseguimos fazer isso tanto em Marília quanto nas cidades da região. Agora pretendemos levar o jornal para mais municípios”, destaca.

Além da publicação impressa que circula de terça-feira a domingo, o conteúdo do O DIA pode ser lido de forma online no endereço odiademarilia.com.br. Veículo traz conteúdo diversificado que aborda fatos locais e regionais nas áreas da educação, política, economia, ciência, polícia, meio ambiente, tecnologia, esporte e cultura.

Leia também