A Prefeitura de Oriente está autorizada, através de lei aprovada na Câmara e sancionada pelo chefe do Executivo, Matheus Moris, a firmar com o Sesi (Serviço Social da Indústria) o termo de cooperação técnica para implantar programas educacionais na cidade. O projeto destaca que o acordo consiste em um conjunto de estratégias educacionais voltadas a desenvolver competências e habilidades por meio de robótica, para apoiar a rede pública de ensino.
De acordo com o documento publicado, a administração municipal poderá disponibilizar recursos humanos, espaços físicos adequados, equipamentos e outros materiais necessários para a realização dos cursos. Para as despesas decorrentes da lei, serão utilizados recursos próprios do orçamento fiscal de 2025. Até o momento, a prefeitura não divulgou uma possível programação sobre o tema dentro das escolas públicas de Oriente.
O Sesi é considerado uma referência em robótica educacional em todo o país. A instituição ganhou mais relevância quando, há 12 anos, a First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), entidade organizadora oficial dos torneios mundiais de robótica, a convidou para ser a operadora oficial das competições no Brasil. Desde então, o país organizou inúmeros eventos, recebeu equipes de todas as regiões e conquistou mais de 100 prêmios internacionais.
Um levantamento do Serviço Social mostra que existe um ganho de desempenho acadêmico de 6,4% em matemática, de 5% em ciências humanas e sociais e 4,5% em linguagens, na comparação com estudantes que não têm a robótica na grade curricular.