sábado, 9
de
agosto
de
2025
☁️ 13°C

Mais de 22 empresas são abertas por semana em agosto, aponta a Jucesp

Levantamento encaminhado a pedido do O DIA, pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), mostra que no mês passado Marília registrou a abertura de mais de 22 empresas por semana. Segundo os dados, foram 112 novos negócios em diferentes atividades econômicas. Apesar de significativo, o número é menor que de julho, quando o município teve a abertura de 127 empresas.

Entre os novos negócios de agosto, dez são do tipo jurídico EI (Empresário Individual), 101 como Sociedade Limitada e um como sociedade por ações. Já em julho, a maior parte, 122, também é sociedade limitada e cinco empresários individuais. A Jucesp não informa o capital social investido pelas empresas, já que, segundo o órgão, o item não consta como dado para leitura métrica em seu sistema.

No oitavo mês do ano, a atividade de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas lidera o ranking de abertura, respondendo por 32,14% dos novos negócios. Em segundo lugar, com 16,96%, estão as atividades profissionais, científicas e técnicas. Saúde humana e serviços sociais representam 8,93% e atividades administrativas e serviços complementares e financeiros, de seguros e serviços relacionados mais 8,04%. 

O relatório de agosto mostra ainda crescimento nas aberturas ligadas à indústria da transformação em relação a julho. No sétimo mês, esta atividade respondeu por 3,15% dos novos negócios, enquanto no oitavo por 6,25%. Atividades imobiliárias tiveram uma leve alta, de 3,15% para 3,57% no comparativo.

“A Junta Comercial tem se empenhado continuamente para simplificar processos e facilitar o registro de empresas, criando condições para que o empreendedorismo prospere no Estado. Além disso, o governo tem implementado diversas iniciativas para fortalecer o ambiente de negócios em todos os municípios”, afirma Márcio Massao Shimomoto, presidente da Jucesp, em nota enviada ao jornal.

Leia também