A Prefeitura de Marília vai investir R$ 320 mil por ano para ampliar o atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), por meio de um novo convênio firmado com a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos). A parceria permitirá que 160 pacientes recebam acompanhamento de uma equipe multiprofissional, formada por coordenador técnico/professor, professor de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.
Segundo a secretária municipal da Saúde, médica Paloma Libanio, o convênio representa um avanço significativo na política de cuidado e inclusão social. “A democratização do acesso a cuidados especializados, diagnóstico precoce e apoio adequado é essencial para o desenvolvimento e autonomia das pessoas com TEA. Só temos a agradecer à Amei pelo trabalho de excelência e parabenizar o prefeito Vinicius Camarinha por autorizar mais esse investimento, que permitirá o atendimento de 160 pacientes nas instalações da entidade”, afirmou.
O vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (Rogerinho) destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a população que mais precisa. “O objetivo é garantir qualidade de vida e inclusão social, promovendo o desenvolvimento individual e o bem-estar das famílias”, disse.
Em nome da Amei, o gestor Levi Carrion agradeceu à Prefeitura pela parceria. “Hoje Marília dá um grande passo em direção ao futuro, reafirmando o compromisso com a inclusão, a saúde e a dignidade humana. O esporte é indispensável na vida das pessoas com deficiência, e Marília é uma das primeiras cidades do país a reconhecer isso. Esta manhã marca um símbolo de respeito, valorização e igualdade.”
A autorização para o início das atividades foi assinada nesta terça-feira (28), durante cerimônia na sede da Amei, que contou com a presença do vice-prefeito Rogerinho, representando o prefeito; da secretária da Saúde, Paloma Libanio; de outros quatro secretários municipais; dos vereadores Danilo da Saúde, Elio Ajeka e Delegado Wilson Damasceno; além da diretoria da Amei, professores, técnicos, alunos e pacientes.