domingo, 19
de
janeiro
de
2025
⛅ 25°C

Marília cresce como centro tecnológico e moradores podem participar de capacitação

matéria sobre curso TI
Marília reúne grupo de empresas de TI e a demanda crescente por mão-de-obra estimula a oferta de cursos na área - Foto: Governo de SP

Marília vem se destacado, nos últimos anos, pela concentração de empresas de base tecnológica, que atraem investimentos nacionais e internacionais. Estas já chegam a representar cerca de 15% do PIB do município que, até o último Censo divulgado, era estimado em R$ 9,7 bilhões, posicionando a cidade já como um polo de TI (Tecnologia da Informação), seguindo a tendência do estado de São Paulo como um todo.

Segundo dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o Estado abriu mais de 17 mil empresas de serviços de tecnologia da informação de janeiro a setembro de 2024, 30% a mais que o mesmo período do ano passado. Na região de Marília, o número de empresas do segmento passa de 200, sendo que mais da metade delas está sediada no município.

Para atender à crescente demanda desse mercado, a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), por meio do programa Qualifica SP, oferece 1,5 mil vagas no curso gratuito Computação em Nuvem – AZ900 Fundamentals – Microsoft, em parceria com o Google Cloud, o braço de computação em nuvem do Google. As inscrições estão abertas até dia 30 no endereço https://www.qualificasp.sp.gov.br. Para participar é preciso ter 18 anos ou mais e ser morador do estado de São Paulo.

Estimativa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais aponta que, até 2025, serão necessários mais de 500 mil novos profissionais deste segmento no país. Já a consultoria Gartner calcula que, no mesmo período, 85% das empresas estarão utilizando serviços de computação em nuvem. A tecnologia traz benefícios e facilidades às organizações, pois permite que mantenham serviços como armazenamento de dados e ferramentas de desenvolvimento sem a necessidade de servidores físicos, podendo ser acessados de qualquer lugar.

Leia também