Com o aumento de casos suspeitos de sarampo em Marília e cidades vizinhas, a Secretaria Municipal da Saúde segue em alerta máximo e intensifica as ações de prevenção. Até o momento, 70 casos suspeitos foram notificados no município — 54 seguem em investigação e 16 foram descartados após exames laboratoriais. Não há casos confirmados.
A secretária municipal da Saúde, médica Paloma Libanio, reforçou a importância da imunização. “A vacina é o melhor remédio para a prevenção. Só com a vacinação em dia vamos evitar novos casos suspeitos da doença e proteger nossas famílias”, destacou.
Segundo a coordenadora de Vigilâncias, Thaís Leatti, todas as suspeitas passam por investigação e ações imediatas de bloqueio vacinal nas áreas de possível transmissão. “As equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária estão atuando para proteger a população e interromper possíveis cadeias de contágio”, afirmou.
A Secretaria também promoveu reuniões técnicas com hospitais, unidades de saúde e agências de turismo, além de visitas a entidades que atendem estrangeiros e refugiados, como parte do plano de contingência do sarampo.
A vacinação com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é a principal forma de prevenção. Em Marília, a cobertura vacinal entre crianças menores de 5 anos é de 88,4% na primeira dose e 74,9% na segunda, conforme o Ministério da Saúde.
“Manter a caderneta em dia é essencial para evitar surtos e garantir a segurança da população”, reforçou Paloma Libanio. Dúvidas podem ser esclarecidas nas unidades de saúde ou pelo telefone (14) 3402-6500.