sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 21°C

Marília organiza Censo do Migrante para melhorar políticas públicas

As informações fazem parte do recorte 'Fecundidade e migração: Resultados preliminares da amostra' - Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, anuncia a realização do Primeiro Censo do Migrante Internacional, com o objetivo de obter o número exato de migrantes que vivem na cidade. O lançamento ocorrerá no dia 22, na Praça da Emdurb, localizada na avenida das Esmeraldas, e todos os migrantes do município estão convidados a participar. “Momento inédito e de grande importância social”, afirma o Poder Executivo, que conta com apoio do Núcleo de Apoio Humanitário na ação.

De acordo com o dicionário, migrante é toda pessoa que se transfere de sua residência comum ou de seu local de nascimento para outra cidade, Estado ou país. E, segundo a prefeitura, Marília é o município da região Centro-Oeste paulista que mais recebe migrantes internacionais desde 2020.

“A cada ano, cresce o número de pessoas que chegam à cidade em busca de recomeço, muitas vezes fugindo de situações extremas, como guerras, crises políticas, fome, perseguições religiosas ou desastres humanitários”, destaca a administração municipal.

Com isso, migrantes de diversas nacionalidades já passaram pelo atendimento do Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, como venezuelanos, colombianos, bolivianos, argentinos, haitianos, sírios, afegãos, entre outros.

No entanto, apesar da atuação da prefeitura no acolhimento humanitário, ainda não existem dados oficiais sobre o número exato de migrantes que vivem na cidade, já que nem todos buscam – ou conseguem – acesso imediato ao serviço público.

“O objetivo do Censo é justamente suprir essa lacuna. Com base em dados consistentes, será possível conhecer melhor o perfil dos migrantes acolhidos e, a partir disso, desenvolver políticas públicas mais eficazes, justas e humanizadas, voltadas à inclusão, proteção e integração dessas populações”, complementa a administração municipal.

Para garantir a participação, a prefeitura disponibilizará transporte gratuito para os migrantes que residem em Marília até a Praça da Emdurb. A orientação é que todos os interessados confirmem presença pelo telefone (14) 998195-0232, canal também disponível para dúvidas e informações adicionais.

Leia também