Marília participa da campanha nacional de vacinação contra o HPV

O público-alvo deve procurar a UBS de referência do seu bairro. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília aderiu à nova campanha do Ministério da Saúde contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), IST (Infecção Sexualmente Transmissível) considerada uma dos principais causadores de câncer de colo de útero, bem como de diversos outros tumores em homens e mulheres.

Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos já podem receber a nova versão da vacina, aplicada em dose única, em uma das 52 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, o qual possui mais de 15 mil pessoas dentro da faixa etária do público-alvo, segundo dados do Censo 2022.

A diretriz publicada pelo Ministério da Saúde solicita ainda que estados e municípios façam uma busca ativa por jovens com até 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina, aplicada anteriormente em duas etapas. Desta forma, a Secretaria Municipal da Saúde também efetuará a imunização neste público.

VACINA /Para receber a vacina, a criança e o adolescente devem comparecer junto a um responsável, portando seus documentos pessoais, na unidade de saúde de referência para sua comunidade.

As UBSs prestam atendimento das 7h às 17h. Já a unidade Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, até as 22h.

“Todos que estiverem nesta faixa etária, dos 9 aos 14 anos, precisam receber uma dose da vacina contra HPV. No esquema anterior, eram considerados vacinados indivíduos imunizados com duas doses”, explica a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.

IST /De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é a IST mais frequente no mundo. Ela provoca verrugas anogenitais e câncer, a depender do tipo de vírus.

Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais visíveis ou apresentar manifestações subclínicas.

Já o diagnóstico da doença é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão.

Leia também