segunda-feira, 25
de
agosto
de
2025
⛅ 20°C

Marília tem 600 exames de espirometria autorizados pelo Programa Zera Fila da Saúde

Exames autorizados pelo prefeito Vinicius serão realizados na UBS Nova Marília. Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, autorizou nesta terça-feira (3) a realização de 600 exames de espirometria no prazo de cinco semanas, através do Programa Zera Fila da Saúde, como parte das ações do Programa Abraçar do Laboratório Boehringer, no ambulatório de especialidades da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, região Sul da cidade.

A espirometria é um exame essencial que mede o volume e a velocidade do ar que uma pessoa consegue inspirar e expirar e permite avaliar, de forma precisa, a função pulmonar do paciente, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças respiratórias.

A análise é usada para diagnosticar doenças como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e fibrose pulmonar; para avaliar a gravidade da condição pulmonar; para acompanhar a evolução das doenças respiratórias ou a resposta ao tratamento; e também para avaliações pré-operatórias, quando necessário.

De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, o mutirão possibilitará zerar a atual fila de pacientes aguardando pela espirometria em Marília, para agilizar o diagnóstico e cuidado com a saúde respiratória dos usuários da rede municipal de saúde.

“Quando assumimos, havia mais de 50 mil pessoas na fila aguardando por consultas, exames e cirurgias. Em menos de seis meses da nossa gestão, já conseguimos avançar, mas tem muito ainda a ser feito e por isso estamos determinados, trabalhando bastante, para que continuemos melhorando a qualidade de vida dos marilienses”, destaca Vinicius Camarinha.

BALANÇO /A Secretaria Municipal da Saúde divulgou um balanço dos atendimentos realizados pelo programa Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila na cidade. De janeiro até maio deste ano, foram autorizadas 3.383 cirurgias para várias especialidades médicas: ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, vascular, oftalmologia, oncologia, cardiologia, hematologia, bucomaxilo, entre outras.

As sessões de hemodiálise somaram 12.272 atendimentos, e de quimioterapia (oncologia clínica) foram 6.018 sessões. E já foram realizados mais de 35 mil exames de diversas especialidades médicas.

No total, estão sendo investidos mais de R$ 9 milhões para a implantação do programa na cidade, com recursos próprios e destinação de verbas parlamentares.

Leia também