O boletim semanal divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, de doenças de notificação compulsória, mostra que Marília tem registrado uma média de dois casos de covid-19 por dia neste ano. Além disso, o documento aponta a primeira morte por complicações da doença, de uma idosa de 63 anos. A vítima era portadora de doença cardiovascular crônica, diabetes e pneumopatia. De acordo com a notificação hospitalar, ela foi internada no dia 9 de janeiro com graves sintomas do coronavírus e morreu três dias depois, em 12 de janeiro.
Conforme os informes da Saúde municipal, até a segunda semana do ano, que contabiliza casos confirmados até o dia 13 de janeiro, já são 27 pacientes que testaram positivo para a doença na cidade. Neste período, foram 20 registros na primeira semana, entre 1 e 6 de janeiro, e mais sete contabilizados em seguida, quando também houve a primeira morte.
Apesar de representar um alerta para que a população não deixe de completar o esquema vacinal, o número é bastante inferior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando já haviam 394 confirmações de infectados pelo coronavírus – o que indica uma queda de 93%.
Até o dia 14 de janeiro de 2023, Marília já havia confirmado três mortes. No comparativo com este ano, também houve a baixa de 66,6%. A cidade fechou o ano passado com 2.955 casos e 40 mortes por covid-19.
Desde o início da pandemia, em meados de março de 2020, o município já ultrapassou a marca de 67 mil confirmações da doença, que ainda vitimou fatalmente 1.185 pessoas.
Segunda dose de reforço da bivalente continua a ser aplicada
Marília ainda participa da Campanha Nacional de Aplicação da Segunda Dose de Reforço da Vacina Bivalente contra a covid-19. Na segunda semana de 2024, a prefeitura divulgou que apenas 567 pessoas, de um público composto por 44 mil habitantes, haviam recebido o imunizante.
A administração municipal também alertou para a recomendação do Ministério da Saúde para o reforço contra as novas variantes da doença, principalmente àqueles com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos. É necessário que a última vacina tenha sido tomada há mais de seis meses.
Em Marília, para se imunizar contra a covid, é preciso comparecer em uma das 52 unidades de saúde, com preferência à mais próxima de sua residência, das 7h às 17h. Há ainda a Unidade Noturna ou Melhor Horário, no bairro Nova Marília, na região Sul, que funciona das 17h às 22h.