domingo, 19
de
janeiro
de
2025
☁️ 27°C

Marília tem previsão de chuvas, mas impacto maior será em outras regiões

Gabinete de crise de São Paulo deverá monitorar a situação em locais de maior vulnerabilidade (Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de São Paulo)

Marília está entre as cidades do estado de São Paulo que têm previsão de pancadas de chuvas nos próximos dias. No município, é esperada precipitação de quase 36 milímetros até o final de semana, segundo o IPMet (Centro de Meteorologia de Bauru – FC/Unesp). A situação, entretanto, deve ser mais amena em relação a outras regiões próximas.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista e o Litoral Norte devem ser mais impactados por rajadas de vento intensas. “O tempo severo ocorre devido a um conjunto de sistemas meteorológicos que irão interagir e atuar no Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná”, consta em publicação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que ainda prevê a formação e deslocamento de um ciclone extratropical.

Na Baixada Santista, os ventos podem chegar a 100 km/h, enquanto no Litoral Norte de SP podem atingir 90 km/h. Diante deste cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou que vai reforçar medidas de prevenção e monitoramento, principalmente em áreas mais vulneráveis, sob risco de desabamentos, alagamentos e problemas relacionados a descargas elétricas. Além do órgao estadual, devem participar da ação representantes das forças de segurança e das concessionárias de serviços públicos.

Para casos extremos de chuva e ventos, as orientações são: evitar lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos; evitar ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques; manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs; evitar tomar banho durante a tempestade; em caso de ventos fortes, ter cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos; se um fio energizado cair sobre o veículo, permanecer dentro do carro e ligar para o serviço de emergência.

Leia também