sábado, 22
de
março
de
2025
⛅ 21°C

Marília tem o maior número de internações dos últimos 15 anos

Mais de trinta mil casos só este ano.

É a estimativa de novas vítimas de câncer de traqueia, brônquios e pulmão no país, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Poderão existir mais de 18 mil casos entre os homens e mais de 14 mil entre as mulheres, de acordo com o Instituto. Marília, em 2022, alcançou o maior número de internações dos últimos 15 anos feitas no SUS (Sistema Único de Saúde) por câncer nas mesmas regiões do organismo humano apontadas pelo Inca.

Segundo levantamento do Sistema de Informações Hospitalares, no ano passado foram 99, contra 86 em 2021 e 53 em 2020. E é pra combater esses números que agosto, lembrado pela cor branca, é o mês de conscientização sobre a prevenção e os cuidados contra o câncer de pulmão.

Estudos mostram que o principal fator de risco para o desenvolvimento desta doença é o tabagismo.

De acordo com o Inca, cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão estão diretamente associados ao uso de tabaco.

Mas tanto para fumantes, quanto para não fumantes, o câncer de pulmão tem os mesmos sintomas: cansaço; tosse; expectoração com sangue; dor no peito; perda de peso e de apetite.

Outros fatores de risco importantes são aqueles associados às exposições durante o trabalho. Cerca de 29 agentes foram reconhecidos como cancerígenos, como os presentes na produção de alumínio e no processo de gaseificação de carvão, por exemplo.

Leia também