domingo, 19
de
janeiro
de
2025
🌞 25°C

Medalha de honra ao mérito é criada em Herculândia para homenagear feitos

O reconhecimento poderá ser feito aos cidadãos de Herculândia que se destacarem (Foto: Samantha Ciuffa)

Foi aprovada e sancionada em Herculândia a lei que cria a medalha de honra ao mérito “José Pereira da Silva”. A premiação é para prestigiar aqueles que possam vir a prestar relevantes serviços aos moradores ou tenham se notabilizado em realizações de valor em diferentes setores para beneficiar o nome da cidade e sua população.

A lei, de autoria do vereador Israel Vinícius Costa Moraes e sancionada pelo prefeito Paulo Sérgio de Oliveira, estabelece que a honraria seja entregue em sessão solene na Câmara de Herculândia, juntamente com um diploma de reconhecimento. De acordo com um dos parágrafos, a concessão da medalha deve ser justificada por um projeto de Decreto Legislativo, que incluirá o currículo do homenageado. O reconhecimento poderá ser feito a cidadãos de Herculândia que se destacarem tanto dentro quanto fora do município.

José Pereira da Silva, conhecido por “Pereirinha”, era natural de Barra Mansa, Rio de Janeiro, e fundou a cidade em 1927, às margens do Ribeirão Iacri. Inicialmente ela foi chamada de Sant’Anna, em homenagem à padroeira do dia de sua fundação.

A medalha possui características específicas: no anverso, a foto do fundador de Herculândia com a inscrição “Medalha de Honra ao Mérito José Pereira da Silva”; e no verso, a efígie colorida do Brasão do Município, com a inscrição “Câmara Municipal de Herculândia”, o mês e o ano da homenagem. Ela será pendente em uma fita azul ou vermelha e será acompanhada do diploma, que explicará a razão da outorga.

A lei também estabelece que as despesas decorrentes da execução da honraria serão cobertas pelo orçamento vigente, podendo ser suplementadas se necessário. De acordo com a Prefeitura de Herculândia, essa será uma forma de reconhecer e valorizar os cidadãos que contribuem significativamente para a comunidade.

Leia também