A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, no início da noite desta quarta-feira, dia 10, mais uma morte por complicações da covid-19 em Marília. Este é o 12º óbito do ano, de uma idosa de 90 anos, que era portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes.
Segundo nota da pasta municipal, a idosa teria apresentado sintomas da doença no dia 26 de março e o óbito ocorreu em 4 de abril. Além de informar a morte, a Saúde chamou a atenção para a baixa adesão à vacinação contra o coronavírus nos postos.
“A maioria das novas vítimas tem característica de ser idosa e doenças crônicas, e são justamente as pessoas com maior risco de complicações. Elas quase não saem de casa, então é preciso reconhecer que a doença está sendo levada até elas. Por isso, toda população precisa estar em dia com as doses recomendadas, para proteger os vulneráveis”, destaca a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, em nota.
A rede básica conta com estoque de 1,5 mil doses de imunizantes contra a covid nas unidades de saúde. Além das pessoas com 60 anos ou mais, devem ser vacinados a cada seis meses imunocomprometidos, gestantes e puérperas. O restante deve retomar a vacina anualmente.